06 Alimentos para reduzir a gordura abdominal.

Escalda Pés Raízes com Pétalas

Diminuir a barriguinha é o desejo de muitas pessoas, e a alimentação costuma ter relação direta com a gordura localizada nesta região. Na maioria das vezes, este acúmulo de gordura vem da ingestão de carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Por isso, escolhemos 06 alimentos para reduzir gordural abdominal e ajudar você nessa tarefa.

Mulher apertando a gordural abdominal
Como Reduzir a gordura abdominal

Além do incômodo estético, a barriga costuma ser um fator de risco para a saúde cardiovascular. Colesterol, hipertensão, diabetes e outros problemas de saúde podem surgir quando a cintura está maior do que o indicado.

Não existe nenhuma dieta para gordura abdominal especificamente, mas alguns alimentos podem auxiliar com o que muitas vezes parece impossível, mas com um pouco de paciência e dedicação os resultados com certeza começarão a aparecer.

Como perder gordura abdominal?

Mulher com fita métrica em volta da cintura,
Reduzir gordura abdominal


A prática de exercícios físicos é fundamental para o emagrecimento, no entanto só ela não é suficiente. A alimentação é primordial para a perda de peso e o consumo de alguns alimentos pode potencializar esse resultado. Selecionamos 06 alimentos que contribuem para reduzir a gordura abdominal :

1. Peixes e frutos do mar

A inflamação é um dos principais responsáveis pelo ganho de peso. Peixes e frutos do mar, por serem ricos em ômega 3, um ácido graxo essencial, ajudam a desinflamar as células de gordura, atuando no controle do problema e ajudando a perder barriga. Além disso, esses alimentos também aceleram a transformação da glicose em energia, impedindo que ela seja estocada sob a forma de gordura. A inclusão desses alimentos no cardápio pode ser feita pelo menos três vezes por semana.

2. Óleo funcionas

Óleos funcionais, como o óleo de coco e de óleo de cártamo, atuam no metabolismo de gorduras, favorecendo a quebra dos ácidos graxos para a produção de energia, evitando assim que eles sejam utilizados como reserva de gordura no corpo. O óleo de gergelim também é um importante aliado nessa tarefa, já que ele previne o armazenamento de gordura corporal, devido à inibição de uma enzima responsável pelo acúmulo de gorduras no organismo.

3. Iogurtes: 

Os iogurtes são ricos em pro bióticos, bactérias benéficas ao organismo que exercem diversas ações no intestino. Uma das hipóteses que liga o consumo de probióticos à perda de peso é a de que alguns tipos de lactobacilos produzem um ácido graxo conjugado que é capaz de reduzir o percentual de gordura corporal. Além disso, esse tipo de alimento tem como função básica equilibrar a flora intestinal. Priorize as opções naturais, livre de corantes, açúcares e outros aditivos químicos.

4. Frutas vermelhas

As frutinhas vermelho-arroxeadas (framboesa, amora, morango, cereja, jabuticaba, mirtilo, melancia e uva roxa) são poderosas aliadas para perder barriga. Existem, nas cascas dessas frutas, substâncias com ação antioxidante, como a antocianina, que mantém o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal. É recomendado o consumo de uma ou duas xícaras por dia, sem adição de açúcar.

5. Chá verde

Chá verde aliado ao emagrecimento

Um dos principais e mais poderosos aliados no processo de emagrecimento, o chá verde é responsável por acelerar o metabolismo. Além disso, ele é diurético, função pela qual elimina os líquidos do corpo, diminuindo o inchaço corporal.

As xantinas (cafeína, teofilina e teobromina) presentes no café, chá verde, chá preto, chá mate e chocolate aumentam a mobilização de gorduras estocadas, entrando na lista dos 06 alimentos para reduzir a gordura abdominal. Você pode tomar uma xícara de chá de 30 a 40 minutos após almoço e jantar, com cuidado especial para não consumi-lo antes de dormir (o que pode atrapalhar o sono) e se você for hipertenso, porque essas substâncias aumentam a pressão arterial.

6. Gengibre

O gengibre é um alimento termogênico, o que ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, sendo um excelente apoio ao projeto perder barriga. Tendo também ação antioxidante, que combate os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. Além disso, possui ação diurética na redução da retenção de líquidos, tudo isso devido alguns compostos como o Gingerol. A quantidade indicada de gengibre são duas fatias pequenas por dia. Isto é o suficiente para se ter o efeito termogênico.

Gostou das dicas?

É fundamental ter consciência de que qualquer alimento deve ser consumido com moderação e fazer parte de uma alimentação balanceada, de forma a aproveitar todo o seu potencial.

Sendo importante ressaltar que a alimentação, por si só, não resolve nada. Ela é fundamental no processo de emagrecimento, porém, é preciso incluir em sua rotina diária a prática de atividades físicas e tratamentos estéticos indicados para gordura localizada. A união desses elementos é fundamental para atingir os objetivos e queimar as gordurinhas teimosas.


Juliana Del Debbio
Fisioterapeuta Pós Graduada em Dermato Funcional.
Clínica Raízes  Rua Coelho Lisboa, 538 – Tatuapé, São Paulo – SP, 03323-040
Telefone: (11) 2294-7070

Deixe uma resposta