Clínica de Estética e Spa Urbano Tatuapé, Zona Leste – Clinica Raízes

Clínica de Estética e Spa Urbano Tatuapé, Zona Leste – Clinica Raízes

Manicure: cuidados para suas mãos

O termo manicure é derivado da palavra francesa que, por sua vez, tem origem no latim. “MANI” vem de “MANUS” ( mãos ) e “CURE” de curare.

As primeiras manicures usavam esmaltes feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina. Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros. “Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status”, afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina.

As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. O comprimento das unhas estava relacionado à posição da pessoa, quanto maiores fossem maior a posição social ocupada. As cores do “esmalte” passaram então a relacionadas com a posição social/política do indivíduo – homem ou mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha – as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.

No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Desobedecer à ordem dava punição severa – às vezes, até morte.

Somente em 1930, Charles Revson, fundador da Revlon, passou a colorir essa laca (Resina vermelha que se extrai de certas árvores) com a utilização de pigmentos opacos. Desde então, os esmaltes evoluíram, deixaram de ser tóxicos e passaram a ter diversas cores

Manicure: cuidados e tendências

As principais novidades e tendências:

➔ Esmaltes nacionais e importados;
➔ Lixas e palitos descartáveis de uso individual;
➔ Alicates e espátulas esterilizados em AutoClave;
➔ Toalhas de uso individual;
➔ TV 55″ com FM Transmiter;
➔ Vídeos dos principais desfile de esmaltes

Para saber mais, clique aqui.

Agende seu horário: