Clínica de Estética e Spa Urbano Tatuapé, Zona Leste – Clinica Raízes

Clínica de Estética e Spa Urbano Tatuapé, Zona Leste – Clinica Raízes

Botox

O Botox® é popular e comercialmente conhecido por este nome, mas na realidade o nome correto é Toxina Botulínica. O uso da Toxina Botulínica na dermatologia cresceu rapidamente nos últimos anos, e atualmente é o procedimento cosmético mais realizado nos Consultórios Dermatológicos. Essa toxina é produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum) e promove, através da inibição da acetilcolina, a paralisia do músculo tratado (o que na real interessa), evitando ou atenuando as famosas rugas de expressão, o que deixa o rosto com uma aparência mais jovem e descansada. O efeito da toxina na dermatologia , como tantas outras coisas na medicina, foi descoberto ao acaso: os médicos Carruthers estavam usando a toxina em pacientes com uma doença em que a pessoa fica piscando o olho sem parar e perceberam que os pacientes ganhavam um bônus após o tratamento: ficavam com uma aparência mais jovem, com menos rugas.

Movimentos simples, como sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até mastigar podem, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica. A aplicação da toxina deve ser realizada apenas por médicos e pode ser feita no consultório. A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada pessoa, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente – o que evita o famoso efeito “cara-congelada”. Os principais pontos de aplicação são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária (“pés de galinha“), além do pescoço, para o “efeito Nefertiti”.

O tratamento é praticamente indolor, porém, para aumentar o conforto do paciente pode-se usar um creme anestésico local antes da aplicação da toxina botulínica. É recomendado permanecer 4hs sem abaixar ou deitar a cabeça e evitar esforços físicos por um período de 24 horas. Os resultados começam a aparecer em cerca de 48 horas e atingem o efeito máximo em 2 semanas. O procedimento deve ser repetido a cada 4-6 meses para a sua manutenção. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa e o procedimento pode ser repetido diversas vezes. E a parte boa: a toxina botulínica pode ser aplicada ainda na terceira década de vida, pois algumas pessoas tem músculos muito fortes e podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos.

Aliás, em pessoas muito velhas, as marcas são mais profundas e geralmente necessitam de tratamento complementar com preenchimento (entre outras coisas), mas todas as idades podem obter benefício para a aparência com este tratamento.” A aplicação da toxina botulínica é um procedimento seguro, liberado pelo FDA (americano) e pelo Ministério da Saúde no Brasil. Botox®, Dysport®, Prosigne® e Xeomin® são os nomes comerciais da toxina.

Agende sua avaliação *GRÁTIS*: